ESPORTENOTÍCIAS

Novo presidente do DADJD estuda flexibilizar número de jogadores de outros bairros na Copa de Rua do João de Deus

Pelo regulamento da Copa, cada time tem possibilidade de fichar até três jogadores de fora do bairro, mas todas as equipes burlam essa regra

Em conversa particular com o titular do site BMAX, maior site de jornalismo esportivo do Maranhão, após ser eleito presidente do Departamento de Desporto Amador do bairro João de Deus, Herbeth Paixão Sousa, conhecido como Beto, levantou a possibilidade de flexibilizar o ingresso de jogadores que não têm residência fixa no bairro para esta edição 2024 da Copa de Rua. Isso porque pelo regulamento da Copa, cada time tem possibilidade de fichar até três jogadores de fora do bairro em sua equipe.

Esta parte do regulamento existe para preservar as origens da competição, que surgiu justamente para garantir espaço aos atletas considerados menos habilidosos, que não tinham espaço no Campeonato Principal, hoje extinto do calendário esportivo local. Mas apesar do regulamento ser bem claro, todos os times arrumam estratégias para driblar essa regra e ficham inúmeros jogadores de outros bairros, até inclusive de fora de São Luís.

Para resolver essa situação, de acordo com o novo cartola, será apresentada aos times uma proposta que traz uma visão diferente neste sentido. Em vez de apenas três jogadores de fora do bairro, os times agora teriam que garantir espaço em seus planteis para 50% dos atletas locais. Assim, considerando hipoteticamente que cada time tenha 22 jogadores, 11 poderiam não ser necessariamente do bairro.

O novo dispositivo garantiria em primeiro lugar a preservação da presença de jogadores locais na competição, como sempre foi, mas também permitiria o acesso de outros atletas que desejam participar da Copa de Rua. Isso sem dúvidas iria enriquecer a competição mais do que já é, além de valorizar as pratas da casa.

Porém para se tornar regra, a proposta precisa ser apreciada e aprovada pelos times inscritos na edição da Copa este ano. Como todos os times envolvidos cometem essa irregularidade, a tese deve ser aprovada sem muito esforço para a direção do Departamento. A Copa de Rua 2024 deve ter início no segundo semestre, com premiação total estimada em R$ 15 mil.

Maxsuel Bruno

Radialista pós-graduado em Jornalismo Esportivo. Narrador da BMAX Sports e Planeta Esportivo. Teólogo pós-graduado em Jornalismo Empresarial e Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo