NOTÍCIAS

Fátima Araújo vai realizar nesta quinta-feira (19) Audiência Pública para debater os direitos da Pessoa Idosa

A iniciativa vai reunir lideranças que militam pela causa, a sociedade civil organizada, além de autoridades, para uma reflexão sobre o tema proposto

Foi aprovada, durante sessão ordinária da última terça-feira (09), um requerimento de autoria da vereadora Fátima Araújo (PCdoB), que solicita a realização de uma Audiência Pública para debater os direitos da Pessoa Idosa. O dialogo vai ser realizado na próxima quinta-feira (19), às 14h, no plenário Simão Estácio da Silveira, na Câmara Municipal.

A iniciativa vai reunir lideranças que militam pela causa, a sociedade civil organizada, além de autoridades, para uma reflexão sobre o tema proposto. “É fundamental levantarmos essa pauta importante acerca da garantia e promoção dos direitos da pessoa idosa e o planejamento do poder público e da sociedade civil para atender a demanda desta população”, inicia Fátima na justificativa.

E segue: “No Brasil, o crescimento da população de idosos tem chamado a atenção. A taxa de natalidade dos três últimos anos vem diminuindo consideravelmente. Segundo o coordenador técnico do Censo, Luciano Duarte, em 2022, a taxa de crescimento anual da população foi reduzida para menos da metade do que era em 2010 (1.17%)”, frisa ela no texto.

IDOSOS NO BRASIL:

Um novo padrão demográfico mostra que até o ano de 2025 o Brasil terá em torno de 32 milhões de idosos, o que representa um desafio para as políticas públicas para a garantia dos direitos. (IBGE, 2022). É necessário que Políticas Públicas voltadas ao idoso resgatem e fortaleçam os princípios da promoção da saúde para o respeito, a dignidade e a qualidade de vida. Envelhecer não é um problema. O problema são todas as dificuldades que acompanham o envelhecimento e o não cumprimento das leis que protegem e garantem a assistência à pessoa idosa.

Maxsuel Bruno

Mestrando em Educação Esportiva | Pós-graduado em Jornalismo Esportivo | Narrador do canal Planeta Esportivo | Especialista em Assessoria de Imprensa | Radialista | Teólogo | Locutor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo