NOTÍCIAS

Fátima Araújo leva pessoas com deficiência visual para debaterem acessibilidade na Câmara Municipal

Além da iniciativa , Fátima também é autora do PL que isenta pessoas com deficiência de pagamento de taxas em concursos públicos em São Luís

A Câmara Municipal de São Luís, abriu espaço para discutir em audiência pública, realizada na tarde desta quarta-feira (19), a acessibilidade no transporte público da capital maranhense, com o objetivo de levar as autoridades a terem uma reflexão sobre o tema que tem prejudicado centenas de pessoas todos os dias. A iniciativa para o debate foi da vereadora Fátima Araújo (PCdoB), autora do PL que isenta pessoas com deficiência de pagamento de taxas em concursos públicos de São Luís.

Antes de iniciar o diálogo, a parlamentar fez sua auto-descrição, com informações sobre sua aparência física e detalhes de suas roupas, com cores e modelos. Na sequência ela ofertou o espaço da palavra para a Elizabeth Silva (assistência social) e Vilson Morais (coordenador do Fórum Maranhense de Entidades de Pessoas com Deficiência e Patologia), que defenderam a causa em seus discursos.

“Está mais que na hora de nós, vereadores desta Casa, agirmos através de um projeto de lei, que possa ampliar o acesso as pessoas com deficiência, não só no transporte público, mas em vários locais como repartições e empresas deste município. Falta muito para garantirmos o acesso amplo, mas estamos lutando para que isso aconteça, principalmente nesta Casa, que também não dispõe de total acessibilidade”, descreveu Fátima em parte de sua fala.

Carlivan Braga, representando a Prefeitura de São Luís, titular da Secretária Municipal de Pessoa com Deficiência, também teve oportunidade defender a causa. “Estava mais que na hora de um vereador chamar para discutir as políticas públicas para pessoas com deficiência. Fico muito feliz com a vereadora Fátima pela iniciativa, tanto como secretário, mas principalmente como pessoa com deficiência. Estamos sempre abertos ao diálogo”, disse ele.

Isabelle Passinho, diretora da Mobilidade Inclusiva e Aeroviário (MOB), representou o governador Carlos Brandão (PSB). Em sua fala ela destacou importantes avanços na mobilidade da capital maranhense e região metropolitana, como por exemplo, o corredor urbano e o programa Travessia.

Também participaram do debate o assessor do secretário Paulo Casé Fernandes (SEDES), representantes do Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), representes de movimentos de pessoas com deficiência, líderes comunitários, além de estudantes do curso superior de serviço social da Faculdade FEMAF (Polo João de Deus).

Fotos: Edilson Gomes

Maxsuel Bruno

Mestrando em Educação Esportiva | Pós-graduado em Jornalismo Esportivo | Narrador do canal Planeta Esportivo | Especialista em Assessoria de Imprensa | Radialista | Teólogo | Locutor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo