ESPORTE

AUTOMOBILISMO | Piloto maranhense Ciro Sobral está confirmado na Fórmula 4 Brasil

Sobral vai pilotar pela TMG Racing, escuderia presente também na Stock Car, onde Felipe Massa e Rafael Suzuki formam a dupla

O Maranhão estará presente na disputa da terceira temporada da Fórmula 4 Brasil, principal categoria-escola em monopostos do automobilismo nacional. O piloto maranhense Ciro Sobral está confirmado na disputa deste ano, que terá início neste fim de semana. A primeira etapa do campeonato ocorrerá no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo. 

Em sua temporada de estreia na F4 Brasil, Ciro Sobral estará defendendo a TMG Racing, equipe presente nas principais categorias do automobilismo brasileiro, incluindo a Stock Car, onde Felipe Massa e Rafael Suzuki formam a dupla de pilotos da escuderia. O piloto maranhense chega à categoria para mostrar seu talento e brigar pelas primeiras colocações nas corridas. 

Para esta etapa em Velocitta, Ciro Sobral disse estar confiante com um bom resultado após conseguir andar bem nos treinos ao longo da semana.

“Nossas expectativas para essa primeira etapa é de fazer boas corridas, onde eu ande no pelotão da frente ou junto do grid, o que está totalmente ao nosso alcance”, afirmou o jovem piloto, que chega à F4 credenciado pelos excelentes resultados obtidos nas últimas temporadas. 

Esta será a maior edição da Fórmula 4 Brasil da história. Pela primeira vez, o campeonato contará com oito etapas do calendário e, de forma inédita, uma das etapas vai ocorrer na Argentina, no mês de outubro. Vale destacar que, em cada etapa, serão realizadas três corridas. Para o piloto maranhense, disputar uma competição tão importante para o automobilismo nacional é uma sensação muito boa, ainda mais por ele ser o único representante do Norte-Nordeste na F4. 

“Me sinto muito grato em poder participar deste campeonato, que é um campeonato muito restrito, muito exclusivo, mas que tem uma visibilidade muito grande e tem um peso enorme para progredir na carreira. Sinto orgulho em ser um maranhense aqui, o único piloto do Norte-Nordeste da F4, o que mostra que existem talentos fora do eixo Sul-Sudeste”, explicou Ciro Sobral. 

Calendário 

A temporada 2024 tem previsão de passar por seis circuitos diferentes, fato inédito na história do Fórmula 4 Brasil. A maior novidade será a inclusão de etapa a ser disputada na Argentina, nos dias 5 e 6 de outubro. A rodada de abertura será disputada no Autódromo Velocitta, que também será palco da terceira jornada do campeonato, em junho. 

O principal palco do campeonato será o Autódromo de Interlagos, localizado na Zona Sul de São Paulo. O ‘templo do automobilismo brasileiro’ receberá três etapas do calendário: entre 20 e 21 de abril; nos dias 2 e 3 de novembro, pela segunda vez como preliminar da Fórmula 1, e fecha a temporada nos dias 14 e 15. 

O campeonato também vai passar pelo Planalto Central: Goiânia receberá novamente a Fórmula 4 Brasil entre 27 e 28 de julho, na semana de comemoração do aniversário de 50 anos do Autódromo Internacional Ayrton Senna, enquanto Brasília será o cenário da categoria-escola nos dias 23 e 24 de novembro.  

FORMATO DA F4 BRASIL 2024
Oito etapas
24 corridas
16 provas de 30 minutos
8 provas de 20 minutos
Mais de dez horas apenas de corridas

CRONOGRAMA DA ETAPA
Sexta-feira

Treino livre 1, 40 minutos
Treino livre 2, 40 minutos
Classificação, 20 minutos

Sábado
Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
Grid definido pela segunda volta mais rápida da classificação

Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)
Grid invertido em relação aos oito primeiros colocados da Corrida 1

Domingo
Corrida 3 (30 minutos + 1 volta)
Grid definido pela volta mais rápida da classificação

CALENDÁRIO (Etapa / Data / Local)
1ª – 24/03 – Velocitta (SP)
2ª – 21/04 – Interlagos (SP)
3ª – 30/06 – Velocitta (SP)
4ª – 28/07 – Goiânia (GO)
5ª – 06/10 – Argentina
6ª – 03/11 – Interlagos (SP)
7ª – 24/11 – Brasília (DF)
8ª – 15/12 – Interlagos (SP)

AP Assessoria de Imprensa

Aidê Rocha / (98) 99613-6521

Paulo de Tarso Jr. / (98) 98135-9201

Maxsuel Bruno

Mestrando em Educação | Pós-graduado em Gestão Educacional | Pós-graduado em Jornalismo Esportivo | Narrador Esportivo | Radialista | Teólogo | Locutor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo